Your address will show here +12 34 56 78
  • Text Hover

O Nascimento do GOIEPA, hoje GOP.

Com a suspensão do GOPA – Grande Oriente Paraense, do quadro de Grandes Orientes filiados à COMAB, no final de 2011 e a grande possibilidade de seu desligamento definitivo, o que veio a ocorrer na Assembleia Geral Ordinária da COMAB, em fevereiro do ano seguinte, a Diretoria da Confederação Maçônica do Brasil, julgou necessário que não se deixasse a descoberto o Território do Pará, solicitando aos Irmãos de Marabá e Altamira que, com suas duas Lojas já fora do quadro de Lojas Simbólicas do GOPA, constituíssem uma terceira Loja e dessem início a um Grande Oriente que pudesse ocupar essa lacuna. 


Assim, em 07 de fevereiro de 2012, nasce o Grande Oriente Independente do Estado do Pará - GOIEPA, com sede em Altamira e composto das Lojas Luz do Xingu, nº 01 e Rei Salomão, nº 03 (esta, estando adormecida por um período até 12/04/2015 quando um grupo de Irmãos decidem soergue-la mudando o Oriente sede de Altamira para Belém, alterando o Rito praticado para Adonhiramita e alterando o nome para Cavaleiros Adonhiramitas), ambas em Altamira e Justiça e Liberdade nº 02, em Marabá. 


Para o primeiro mandato, foram escolhidos os Irmãos Luis Garcez como Grão-Mestre e Ricardo Fernando Pereira como Grão-Mestre Adjunto. Os dois foram formalmente empossados pela Presidência da COMAB, em Sessão Magna, no dia 31 de março de 2012, sendo que, pela primeira vez, na sua história, a COMAB realizava tal cerimônia, embora o mandato dos dois já estivesse valendo desde a fundação do GOIEPA. Nessa ocasião, já com o GOPA desligado em definitivo, foi entregue ao Presidente da COMAB, Irmãos Carlos Augusto Cavalcanti e ao Vice-Presidente, Irmão José Simioni, o requerimento solicitando filiação do GOIEPA na Confederação Maçônica do Brasil, o que foi concedido, por unanimidade, na Assembleia Geral Ordinária, em oito de junho de 2012, em Cuiabá, MT. 


O GOIEPA passava a ser uma das estrelas da Confederação Maçônica do Brasil, comungando os ideais, princípios e normas dela originados. 


No dia 09 de outubro de 2014 o GOIEPA tem sua sede transferida para a cidade de Belém-PA. Em 20 janeiro de 2017 assume o então atual Soberano Grão-Mestre Carlos André Vieira Santos, que em reunião da COMAB em Curitiba e no mesmo ano recebe uma recomendação para que fosse retirado o nome "Independente".O GOIEPA se torna definitivamente o GRANDE ORIENTE DO PARÁ - GOP, que desde então só tem crescido, conquistando respeito na sociedade paraense e universal. 


Objetivo


O GRANDE ORIENTE DO PARÁ objetiva o progresso contínuo por ensinamentos em uma série de graus, visando, por iniciações sucessivas, incutir no íntimo dos homens a LUZ CELESTIAL, ESPIRITUAL e DIVINA, que afugentando os baixos sentimentos de materialidade, de sensualidade e de mundanismo e invocando o Grande Arquiteto do Universo, os torne dignos de si mesmos, da família, da pátria e da humanidade com consciente subordinação, disciplina e leal fraternidade, a fim de que os Maçons, ampliando e fortificando todas as faculdades morais e espirituais, possam cumprir seus mútuos deveres e infundir, nos usos e costumes da sociedade civil, os sãos princípios da filosofia humanitária promovendo a verdade e reconhecendo seus semelhantes como homens e irmãos.